O que é Drop Shipping?



Drop shipping: É uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os bens em estoque, apresentando os produtos a seus clientes através de catálogo ou página web, assim que completa o pedido de compra, solicita e paga o fornecedor, o mesmo fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente. Como em todos os negócios de varejo, os varejistas fazem os seus lucros sobre a diferença entre o preço de atacado e varejo.
Recebe-se o pedido, ou seja, a empresa vende um produto para um dos clientes. Assim que completar o pedido de compra, a empresa notifica e efetua o pagamento com o drop shipper; depois que o drop shipper recebe o pagamento, eles enviarão o produto diretamente ao cliente e a empresa fica com o lucro. Como um drop shipper atacadista, eles enviarão o produto em um tempo hábil e não incluirão o próprio material promocional; o que permite terceirizar o estoque, reduzir uma grande parte do seu custo inicial e reduzir os riscos.

Fornecedores: Boa parte dos fornecedores são principalmente dos EUA, porém desde 2006 muitos drop ship estão surgindo na China, muitos dos quais oferecem por atacado para empresas e pessoas físicas. Isto é devido ao fato da Internet desempenhar um papel cada vez maior no mundial. Hoje em dia, o serviço de drop shipping já está sendo disponibilizado no Brasil por uma empresa Brasileira que mantém os produtos em estoque no país. O revendedor paga uma mensalidade e tem acesso a milhares de produtos sem mínimo de compra.

Benefícios: Dois benefícios significativos do drop shipping é a eliminação do estoque inicial e positivo ciclo do fluxo de caixa. Um fluxo de caixa positivo ocorre porque o vendedor recebe quando a compra é feita. O vendedor paga normalmente o atacadista usando um cartão de crédito ou condições de crédito. Portanto, há um período de tempo em que o vendedor tem o dinheiro do cliente, e ainda não pagou o fornecedor atacadista ou a administradora de cartão de crédito.
O drop shipping também elimina duplicação de esforços, pois somente um armazém vai pegar, embalar e enviar o produto. Este ato pode reduzir a administração de estoques e custos totais de transporte. Estas reduções de custos pode, posteriormente, reduzir o preço ao consumidor.

Riscos: Como em qualquer negócio, alguns riscos envolvidos no drop shipping.
A volta da ordem feita pode ocorrer quando um vendedor coloca um pedido de transferência com um drop shipper atacadista, mas o produto já foi vendido por fora. Voltando a ordem do pedido pode ser acompanhado por uma longa espera, enquanto o atacadista espera por novos produtos; se houver problemas com a ordem, a empresa é a única que será responsabilizada nos olhos de seu cliente. Um bom atacadista mantém atualizados os varejistas sobre o estoque, mas é do dono do negócio o trabalho para estar ciente das quantidades que o atacadista tem disponível;
Produto sem estoque: poderá ocorrer tanto antes de efetuar a compra como depois da confirmação do pagamento;
Nem sempre o prazo estabelecido de entrega do produto é cumprido, pode ocorrer o atraso na entrega por diversos motivos (produto sem estoque e ou aguardando reposição, alguns imprevistos no transporte, extravio e se o produto for importado, pode ser que esteja na alfândega aguardando liberação);
Se você comprou algum produto importado, o destinatário terá que arcar com os impostos de importação (federal e estadual), porém nem todos os produtos são taxados, principalmente aqueles cujo valor são inferiores a 60 dólares;
Poderá ocorrer de o produto chegar com defeito, amassado, quebrado e lascado.

Fonte: wikipedia